Translate

Pesquisar este blog

DESTAQUE

A HISTORIA DA ACADEMIA E DO ESPORTE EM PASSO FUNDO

terça-feira, 4 de maio de 2010

HISTORIOGRAFIA DO PROJETO PLANALTO VIVO

No inicio dos anos 80 até 1985, Passo Fundo sofria graves problemas no abastecimento de água, a grande maioria dos bairros da cidade sofriam constantes racionamentos, até que em 1986, os alunos do ensino fundamental da escola Coronel Gervasio Lucas Annes, realizaram uma visita na barragem de captação de água da corsan, junto à BR 285, no bairro vera cruz. Os alunos da escola depararam-se com uma barragem completamente sem arvores, ou, sem mata ciliar, apenas campo em volta da barragem. É de conhecimento cientifico que, sem arvores, quebra-se uma parte importante do ciclo hidrológico, interferindo-se gravemente na recuperação natural do ambiente. O Hotel e Sauna Santos, uma das mais antigas empresa de passo fundo, fundada em 1953, e cuja a principal atividade econômica era baseada no uso da água, imediatamente patrocinou o plantio de mudas na barragem, a ação foi executada pelos alunos, e contou com a participação do GESP.
Os resultados da arborização na barragem foram extremamente dinâmicos, em pouco tempo sentiu-se os reflexos positivos daquela ação, todo o município beneficiou-se com a garantia de fornecimento de água potável, na época a arborização da barragem impediu que o abastecimento de água de Passo Fundo entrasse em colapso, situação que já havia iniciado devido a inexistência de projetos, propostas e de fundos, verbas ou financiamentos para a manutenção dos recursos hídricos locais.
A ação informal que iniciou em 1986 na Barragem, já arborizou as escolas ARCOVERDE, GERVASIO, EENAV, BAIRRO PETROPOLIS, QUARTEL DO EXERCITO, GRANJA DO EXERCITO, ESTADIO FREDOLINO CHIMANGO, PARTE DA MATA CILIAR DO RIO PASSO FUNDO. Em 2010, com o incentivo, apoio e parceria da FACULDADE PORTAL, o projeto sai da informalidade, rumo à formalidade, através da criação do INSTITUTO DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DAS MATAS CILIARES DO PLANALTO, cuja a sede funcionará na FACULDADE PORTAL, sob a presidência de Vitor Dos Santos, que é o coordenador do projeto desde seu inicio em 1986, e com a participação efetiva de uma equipe técnica em Flora e Fauna,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.