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A HISTORIA DA ACADEMIA E DO ESPORTE EM PASSO FUNDO

sexta-feira, 28 de março de 2014

A GEOGRAFIA É A BASE DE TODAS AS ENGENHARIAS

O Curso de Licenciatura ou Bacharelado em Geografia, caracteriza-se como um curso que ensina a pensar de verdade, impedindo-o de ser enganado por ideologias e por políticos, está inserido nas área das Ciências Exatas e Humanas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.

O Curso de Licenciatura ou Bacharelado em Geografia pretende formar professores e geógrafos capazes de atuar como educadores e agentes de desenvolvimento sustentável, que dominem não apenas o conteúdo técnico, científico e pedagógico, mas, sobretudo, que sejam capazes de perceber analítica e criticamente a realidade geográfica, social, ambiental, econômica e cultural em que irão atuar.

Ao finalizar o Curso o profissional em Geografia será capaz de dominar o conhecimento da ciência geográfica de forma crítica agregando conhecimentos teóricos e práticos para conduzir o processo de ensino, aprendizagem e de desenvolvimento urbano e ambiental, bem como lecionar junto aos anos finais do Ensino Fundamental, bem como do Ensino Médio.

Visualizamos a pessoa formada em Geografia como um profissional com as seguintes competências e habilidades:

I - Capacidade de planejar, definir e realizar estratégias de mediação pedagógica eficazes para o ensino aprendizagem de Geografia.

II - Formular e aplicar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos: imagens, mapas, gráficos, dados e textos, recursos tecnológicos e de geoprocessamento.

III - Auxiliar na elaboração de plano pedagógico e na gerência de processos de ensino-aprendizagem.

IV - Ter uma postura ética e uma prática educativa considerando e respeitando as diferenças étnicas e sociais da comunidade escolar.

V - Desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem interdisciplinares.

VI - Analisar a construção do espaço geográfico e a dinâmica da natureza estabelecendo relações para compreender o papel da sociedade na apropriação e transformação do espaço.

VII - Apontar e avaliar as interferências antrópicas no meio ambiente e analisar as diferentes possibilidades de participação social no sentido de estabelecer padrões de qualidade ambiental.

VIII - Compreender as grandes desigualdades sociais produzidas na apropriação do espaço e no desenvolvimento das técnicas em espaços e tempos diferentes e provocar situações que produzam reflexões que permitam indicar caminhos para a construção de uma equidade social.

IX - Avaliar o papel das técnicas na construção do espaço geográfico e compreender o papel da ciência, da inovação e da disseminação do conhecimento científico.

X - Utilizar e desenvolver uma linguagem cartográfica para a análise espacial e representar e explicar os fenômenos geográficos.

XI - Desenvolver habilidades de analisar os padrões geográficos de distribuição, movimentos, associações, interações, sistemas e organizações.

XII - Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a vivência e a história do educando para fortalecer a cidadania.

XIII - Usar procedimentos de pesquisa para atualizar-se e ser capaz de elaborar projetos de investigação científica.

XIV - Ter competência plena para o exercício da docência no Ensino Fundamental e Médio.

XV - Elaborar roteiros de visitas técnicas.

XVI - Levantar, analisar, periciar, auditar e criar projetos em geral.

Geografia consiste na base de todas as Engenharias e nas análises do planeta, entre elas, as condições climáticas e várias formas de solo e meios. Abrange ampla base de conhecimento. Inclui a análise espacial dos fenômenos naturais e humanos, da exploração de Ciências da Terra e da relação entre natureza e vida humana.