O termo foi usado pela primeira vez pelo filósofo Robert Edward Freeman. Segundo ele, os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.
De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização ).
O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores.
De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes representa um determinado tipo de interesse no processo.
O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.
Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são:
Acionistas
Donos
Investidores
Empregados
Fornecedores/subministradores da empresa
Sindicatos
Associações empresariais, revolucionais ou profissionais
Comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos
Grupos Normativos
Governos municipais
Governos estatais
Governo federal
ONGs
Concorrentes
Fonte: site IBGC
Ver também
SWOT
Teoria do stakeholder
Referências
↑ Bolsa de termos da Associação de Informação Terminológica. Página visitada em 6 de outubro de 2011.
↑ PITMAN (1984)
↑ FREEMAN, R. Edward. Strategic Management: A Stakeholder Approach (em inglês). [S.l.: s.n.], 1984.
↑ FREEMAN, R. Edward; REED, David L.. Stockholders and Stakeholders: A new perspective on Corporate Governance (em inglês). 3 ed. [S.l.]: California Management Review, Spring83, 1984. p. 88-106. vol. 25.
O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.
Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.
Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são:
Acionistas
Donos
Investidores
Empregados
Fornecedores/subministradores da empresa
Sindicatos
Associações empresariais, revolucionais ou profissionais
Comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos
Grupos Normativos
Governos municipais
Governos estatais
Governo federal
ONGs
Concorrentes
Fonte: site IBGC
Ver também
SWOT
Teoria do stakeholder
Referências
↑ Bolsa de termos da Associação de Informação Terminológica. Página visitada em 6 de outubro de 2011.
↑ PITMAN (1984)
↑ FREEMAN, R. Edward. Strategic Management: A Stakeholder Approach (em inglês). [S.l.: s.n.], 1984.
↑ FREEMAN, R. Edward; REED, David L.. Stockholders and Stakeholders: A new perspective on Corporate Governance (em inglês). 3 ed. [S.l.]: California Management Review, Spring83, 1984. p. 88-106. vol. 25.
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